quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Cuba rende tributo a presidente chileno Salvador Allende


FONTE: www.vermelho.org.br

Cuba rendeu tributo nesta segunda-feira (12), em Havana, ao presidente chileno Salvador Allende, que morreu há 38 anos durante um golpe de Estado.


Em um encontro organizado pela Casa Memorial Salvador Allende o Instituto Cubano de Amizade com os Povos, embaixadores de países latinoamericanos também homenagearam o líder.

Para os bolivarianos, os socialistas e os revolucionários, Allende é um homem das alamedas e dos caminhos do socialismo, expressou o embaixador venezuelano, Edgardo Antonio Ramírez, em frente ao busto do presidente na Avenida dos Presidentes.

Ramírez destacou que o presidente chileno sempre esteve ao lado dos pobres, da construção de uma sociedade de iguais, onde as crianças tivessem direito à educação.

Em relação aos cinco antiterroristas cubanos que hoje completam 13 anos de prisão nos Estados Unidos, afirmou que esses lutadores estão ali para defender a paz e ratificou que Venezuela acompanha a campanha internacional por sua libertação.

Para o embaixador chileno, Rolando Drago, a figura do presidente Allende tem sido sempre destacada como consequente, deixou um legado muito importante para Chile e é recordada por todos os setores com a mesma devoção.

José Luis Pérez, da Casa Memorial Salvador Allende, afirmou que o Allende foi um homem comprometido com a transformação radical de estruturas sociais profundamente desiguais, oligárquicas, racistas e dependentes.

Qualificou-o também de estadista e democrata que defendeu com sua vida as instituições republicanas chilenas, aquelas que ele acreditou que poderiam viabilizar as grandes transformações pedidas e protagonizadas pelos trabalhadores e o povo de seu país.

Também expressou seu apoio às lutas dos estudantes secundários e universitários na nação sul-americana, que protestam por mudanças estruturais profundos no modelo educacional chileno.

Em 11 de setembro de 1973 um golpe de Estado encabeçado por Augusto Pinochet derrubou o governo de Allende e impôs um regime de terror que custou a vida à milhares de pessoas.

Com informações da Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...