segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Reflexão Social



A vida em sociedade é uma constante escola que nos educa a sermos humanos, a podermos sobreviver ao meio em que vivemos. Somos indivíduos, que sozinhos, não conseguiríamos sobreviver. São os fatos sociais que influenciam a construção de nossa subjetividade e a partir daí, construir a sociedade.
Somos do pressuposto, seres altamente históricos, pois com o passar das experiências vividas, culturas adquiridas, erros e acertos, moldamo-nos e tornamo-nos indivíduos capazes de viver socialmente.
Contudo, não basta sermos indivíduos em constante evolução, mas sim, evoluídos e capazes de construir a história, fazer da coletividade um lugar onde todos possam viver com qualidade para juntos, auferir esforços, e tornar a nossa sociedade mais participativa e consciente de que necessitamos de muitas correções para adquirirmos uma excelente e democrática comunidade.
Observar os nossos comportamentos e atitudes são exercícios bastante práticos para uma reeducação social, adaptados às regras morais e éticas que regem a sociedade.
A princípio, o ser humano cria condições de adaptações de acordo com o seu repertório cultural inicial, após diversas ações sociais, amadurece-as e transforma outras mais, as quais invadem a subjetividade e a consciência humana, que são encarregadas de identificar o ser, e este, capaz de interagir com os demais.
Para uma excelente acomodação nesta vida efêmera, o homem tem que expor sua identidade, construir canais de adaptação e comunicação com o próximo, quebrar paradigmas, desmistificar estereótipos e abolir de vez os preconceitos, que ofuscam a visão e impedem de progredir a raça humana.
Dessa forma humana experiente é que podemos conquistar um espaço e desempenhar nosso papel social, além do prescrito, adicionar outros que sejam benéficos para todos, valorizando a fé, apoiados na razão. Além disso, a reflexão racional é importante para a orientação dos nossos atos, cuja felicidade faz-se alcançar, assim já dizia o filósofo Aristóteles.
Então, participar, nada mais é que uma forma de evidenciar que estamos dispostos a transformar a história para um futuro melhor.

Dirceu de Souza Cetto
Relações Públicas
Pós-graduando MBA Gestão de Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...