quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Atirador norueguês é declarado insano por especialistas


Fonte: www.dw-world.de


Mesmo se escapar da cadeia, Anders Behring Breivik, responsável pela morte de 77 pessoas em dois ataques armados, deverá passar o resto da vida numa instituição psiquiátrica de alta segurança

Breivik em foto recente


A equipe de psiquiatras encarregada de se pronunciar sobre a responsabilidade penal de Anders Behring Breivik concluiu que o autor dos ataques de 22 de julho na Noruega é psicótico, anunciou nesta terça-feira (29/11) a Procuradoria norueguesa. 
O extremista de direita desenvolveu ao longo do tempo uma esquizofrenia paranoide, declarou o procurador Svein Holden, citando as conclusões de um relatório entregue por dois psiquiatras.
Diante disso, Breivik deve escapar da cadeia, mas pode vir a ser internado num estabelecimento psiquiátrico de alta segurança caso venha a ser condenado. Seu julgamento está marcado para abril. Breivik assumiu a autoria dos dois atentados que mataram 77 pessoas na Noruega.
"Se a conclusão final é que Breivik é legalmente irresponsável, pediremos ao tribunal para que receba tratamento mental obrigatório", declarou a procuradora Inga Bejer Engh, precisando que o tratamento poderá durar o resto da vida.
O relatório divulgado nesta terça-feira será avaliado por um painel da Comissão Norueguesa de Medicina Forense, que poderá solicitar informações adicionais e acrescentar a sua própria opinião. O chefe da comissão declarara em julho à agência de notícias AP que dificilmente Breivik seria considerado insano, já que os ataques foram cuidadosamente planejados e executados.
O porta-voz de um grupo de apoio a sobreviventes dos atentados disse que é fundamental que Breivik passe o resto da vida na cadeia. "Para nós, o principal é que ele jamais saia. Não é tão importante se ele está na prisão ou no hospital", declarou John Hestnes aos jornal VG.
AS/lusa/dpa/ap/afp
Revisão: Carlos Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...