terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dia de Todos os Santos



O dia de Todos-os-Santos representa uma combinação curiosa das crenças cristãs e pagãs. Usualmente são as crianças que saem à rua, recitam versos e pedem o pão-por-Deus.

Nos Açores, todos os anos, no dia de Todos-os-Santos, grupos de crianças saem à rua para pedir o Pão-por-Deus, de porta em porta e em troca recebem nas bolsas de pano oferendas como rebuçados, dinheiro, chocolates.
Quando pedem Pão-por-Deus, as crianças recitam versos ou usam a expressão “Pão por Deus, por alma dos seus".
Antigamente, os mais carenciados pediam neste dia a “todos os santinhos” por alimento e abrigo. As famílias usualmente disponham nas suas mesas o que tinham em casa para receber os pedintes e dar-lhes de comer e beber.

O dia de Finados, a 2 de Novembro, os cemitérios estão enfeitados com flores, símbolo da recordação de todos os entes queridos, que se encontra na última morada terrena.
Assim, é cada vez mais comum celebrar-se o Dia dos Fiéis Defuntos no Dia de Todos os Santos, um fenómeno que pode ser explicado simplesmente pelo facto de o dia 1 de Novembro (Dia de Todos os Santos) ser feriado e o dia 2 (Dia dos Finados), não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...