segunda-feira, 9 de abril de 2012

Dilma cobra compromisso de Obama sobre fim do bloqueio a Cuba


FONTE: www.vermelho.org.br


Em viagem aos Estados Unidos, a presidente Dilma Rousseff deverá reafirmar a Barack Obama sua posição em defesa de Cuba. Em conversa reservada que terá nesta segunda-feira (9), Dilma avisará que "esta será a última Cúpula das Américas sem a participação de Cuba".


Essa é a posição dos governos progressistas da região, que Dilma adiantará ao mandatário estadunidense. Dos 34 aíses convidados para a Cúpula, pelo menos 12 farão declarações de repúdio à falta de assento para Cuba no evento. Caso a situação não mude, o próximo encontro, em 2016, ficará completamente esvaziado.

Sob embargo econômico dos EUA, Cuba foi, mais uma vez, excluída da reunião continental que será realizada na cidade colombiana de Cartagena de Índias, nos dias 14 e 15 de abril. 

Dilma quer que Obama, neste ano de eleições presidenciais nos Estados Unidos, firme o compromisso político de que o governo estadunidense vai restabelecer relações com a ilha. Obama é candidato a um segundo mandato pelo Partido Democrata. 

Equador

Em sinal de protesto, o presidente do Equador, Rafael Correa, já anunciou que não participará do encontro na Colômbia. Em carta enviada ao presidente colombiano, Juan Manuel Santos, Correa afirmou que “trata-se, como dizia Bolívar, de sentir verdadeiramente que a Pátria é América e em algum momento começar a denunciar e enfrentar com força estas, repito, intoleráveis e até aberrantes situações [de exclusão de Cuba]. Por isso, depois de ter refletido, decidi que, enquanto for presidente do Equador não voltarei a assistir nenhuma Cúpula das ‘Américas’ até que sejam tomadas as decisões que a Pátria Grande nos exige”.

Ele disse esperar que “nossa ausência seja um cordial convite para debater o essencial e atuar em consequência, ratificando o apreço e respeito que sentimos por todos nossos colegas, chefas e chefes de Estado do Continente, queridos amigos com os quais compartilhou sonhos de melhores dias para nossos povos”.

Com informações do Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...