terça-feira, 17 de julho de 2012

A aliança impossível entre o lobo eo cordeiro




Em retrospectiva, podemos ver: O documento final da Rio +20 oferece um rico menu de sugestões e propostas, de que não um único obrigatório. Há uma parcela do ágio pungente e assustadora, de fato deplorável ingenuidade analítica. Este não é um guia para "o futuro que queremos", mas em linha reta em direção ao abismo.
Este fracasso é o resultado da fé quase religiosa em dívida para com a solução para nossa crise sistémica actual estava no veneno que lhes causou: na economia. Não é sobre a economia de um modo geral, que é o processo que garante, por um ou outro caminho, a base material da vida.
É sobre a economia diária, o. Real, existente, que publicou recentemente a todas as outras estruturas (tais como política, cultura e ética) e um golpe para o motor de auto-confiante único da empresa aumentou Esta é a "grande transformação" que o húngaro-norte-americana economista Karl Polanyi denunciou vigorosamente, em 1944. Este tipo de economia abrange todas as áreas da vida. Liderados pela concorrência brutal que procura acumular riqueza até que você esteja mais e tira todos os ecossistemas até o esgotamento de tudo o que pode ser vendido e consumido. Esta lógica tem as relações dos homens entre si e com a Terra fora de equilíbrio.
Em vista desse caos é Ban Ki Moon, o presidente da Organização das Nações Unidas não cansa de repetir a abertura da conferência: ". Tempo de duração para o nosso próprio resgate nos de" Em 2011, ele disse em Davos, Suíça, em frente dos mestres "de dinheiro e guerra econômica "explicitamente." O sistema mundial econômico atual é um pacto de suicídio global ", o famoso cientista francês Albert Joacquard Genética foi um dos seus livros mais recentes, intitulado" A contagem regressiva já começou "(2009)?.
Os fabricantes não se importam o mínimo sobre as advertências da comunidade científica internacional. Nunca antes houve tanta abismo entre ciência e política e entre ética e economia. . Isso me faz lembrar do comentário cínico de Napoleão após a batalha de Eylau, quando viu milhares de soldados mortos na neve "A Night in Paris é todo o saldo fora," Você não cessa de repetir seu credo: Só um pouco mais de Nesta economia, ea crise acabou. Pode haver uma aliança entre o Cordeiro (The Ecology) e Wolf (da economia)? Todos os sinais são contrários.
Você pode dar esse tipo de economia, qualquer adjetivo - sustentável, verde ou qualquer outra coisa - mas ele não vai mudá-la. Eles imaginam ser capaz de aceitar o depósito de seus dentes por sua crueldade para com o lobo, o que não está nos seus dentes, mas em sua natureza. A natureza dessa economia está em crescimento constante, mesmo que isso signifique destruir os sistemas naturais e vida. Um crescimento zero viria a eles a sentença de morte.
Mas a terra pode esta exploração sistemática dos seus bens e serviços não mais suportar.Acrescente a isso a injustiça social que pesa tão pesado como a injustiça ambiental. Um homem rico consome uma média de 16 vezes mais do que um homem pobre. Africanos e uma menor esperança de vida por 30 anos (28 Joacquard, p) como um europeu tem.
Como você pode não ser ultrajados em face de tais crimes e pedindo uma mudança de direção? A Carta da Terra nos fornece uma maneira confiável: "Como nunca antes na história humana, o destino comum nos conclama a buscar um novo começo. Isto requer uma mudança na nossa consciência e em nossos corações. O ponto é entender a interdependência global e de responsabilidade universal.
Devemos desenvolver a visão de um uso estilo de vida sustentável, com muita imaginação e, ao nível local, nacional, regional e global. "(Último parágrafo da Carta) Uma mudança de consciência inclui uma nova perspectiva sobre a terra, não como uma" máquina do mundo "mas como um organismo vivo: a Mãe Terra que merece respeito e atenção.
A mudança de coração significa superar a ditadura da racionalidade técnico-científica e ganho a razão volta sensível dos profundos sentimentos de paixão pela mudança e amor e respeito são encontrados principalmente existente e viva. Em vez de fazer a experiência de competição interdependência global, que é outro termo de cooperação, e perceber em vez de indiferença responsabilidade universal, que é decidir para enfrentar os desafios globais em conjunto.
Isto corresponde às palavras do Nazareno: "Você vai morrer todos como se você não se arrepender." (Lucas 13:5)
traduzido por Bettina ouro Hartnack

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...