sexta-feira, 27 de julho de 2012

Nós, no Ocidente, são a principal Verantwortlichn



A totalidade das crises que a humanidade enfrenta é submetido a forças-nos a parar e fazer um balanço. Este é o momento para todo o observador crítico, que está ansiosa para se tornar o pensamento convencional e auto-centrada para discursos.
Por que ele veio para a actual situação, que ameaçava visto objetivamente, o futuro da vida humana e da civilização do nosso trabalho? Nós respondemos sem outra justificação: os jogadores-chave, nos trouxeram a este caminho são os que nos últimos séculos, o poder eo conhecimento possuídos e ocupava cerca de tudo. Eles queriam dominar a natureza, para conquistar o mundo todo submeter-se às pessoas, e tudo deve servir apenas seus próprios interesses.
Para o efeito, usou uma arma poderosa: a tecno-ciência (Techno-science). Por meio da ciência descobriram como a natureza funciona, e usando a tecnologia que eles criaram invenções para benefício da humanidade, sem pensar nas consequências.
Os homens que o fizeram foram os europeus ocidentais. Nós latino-americanos foram forçados a dividir, por assim dizer, como o apêndice: o "Far West".
No Ocidente, mas agora as pessoas são muito sem noção. Você quer saber: Como pode ser que estamos no meio da crise, quando temos, mas o melhor conhecimento, a melhor democracia, a melhor tecnologia, melhores filmes, a mais poderosa força militar ea melhor religião, o cristianismo?
Agora, essas " conquistas "em questão, pois, apesar de seus valores que eles falham, abrimos uma perspectiva de esperança. Nós suspeitamos que o tempo se esgote eo Ocidente já está expirado.Por esta razão, perdeu a sua legitimidade e poder de convicção.
Arnold Toynbee, as grandes civilizações do analisa observou a seguinte constante histórica: Sempre que as respostas para os desafios já não são adequadas, as civilizações estão em crise.Eles começam a se dissolver até que seja entrar em colapso ou ser absorvidas por outra civilização. Isso traz uma nova força renovada, novos sonhos e um novo significado para a vida pessoal e comunitária. Quem sabe o que virá? Esta é a questão central.
O que agravou a crise, é a arrogância constante do Ocidente. Mesmo no outono, para formar um ser humano no Ocidente, para todos os outros que ser necessariamente indicativo.
A Bíblia e os antigos gregos, esse comportamento foi considerado uma aberração ruim, porque coloca as pessoas em um pedestal com Deus, que é considerado como a suprema autoridade, ou como realidade última. Essa atitude além de ser uma arrogância referido, isto é, como a arrogância eo excesso de auto-avaliação.
Foi essa arrogância que levou os Estados Unidos a intervir, sob um falso pretexto no Iraque, Afeganistão, e mais cedo na América Latina, onde ela apoiou durante anos Militätdiktaturen e vergonhoso Operação Condor de chumbo, tornando centenas de chefes de Estado dos Estados latino-americanos seqüestrados e assassinados.
O novo presidente, Barak Obama, esperava-se que uma nova, mais taxa de multi-polar teria atingido, que respeite as diferenças culturais e respeito assume os membros mais vulneráveis ​​da sociedade. Que erro!
Obama está continuando o curso imperialista da mesma maneira como o seu antecessor de Bush fundamentalista. Ele mudou dentro dessa estratégia nada arrogante substancial. Pelo contrário, Obama levou um pouco escandalosa e corrupta: a guerra não-declarada com o uso de "drones" , ou seja, aeronaves não tripuladas. Estes são controlados eletronicamente por áreas frias nas bases do Texas, líderes individuais e grupos inteiros que consideram terroristas ao assassinato.
Cristianismo distanciou-se em suas várias denominações do movimento ecumênico e assume traços fundamentalistas. Há uma competição para o maior número de crentes no mercado das religiões.
Na Rio +20 estamos testemunhando a mesma arrogância de quem está no poder que se recusou a participar e até mesmo para encontrar similaridades mínimas para combater a crise do mundo.
E é só nos profundamente para a realização de uma utopia simples, que foi tão bem por Pablo Milanes e Chico Buarque expressou: " A história poderia ser um ônibus cheio de pessoas felizesmais felizes. "
Leonardo Boff é autor de futuro para a Mãe Terra, Claudius, Munique 2012th

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...