domingo, 19 de agosto de 2012

Fôlego no orçamento ajudaria recuperação da Grécia


Grécia

Representantes do Ministério das Finanças da Grécia calcularam que a economia do país endividado se recuperaria mais rapidamente e sua dívida seria mais sustentável se a nação recebesse mais dois anos para reduzir o déficit orçamentário, publicou um jornal grego neste sábado.
A avaliação vai de acordo com a visão do premiê grego, Antonis Samaras, que deve apresentar uma proposta de alongamento de prazos na próxima semana aos líderes da França e da Alemanha e também ao presidente do Eurogroup, Jean-Claude Juncker.
Sob os temos do pacote de resgate do país pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional, a Grécia tem que implementar dolorosas medidas de austeridade para reduzir seu déficit orçamentário para abaixo de 3% do PIB até o final de 2014. Em 2011, o nível foi de 9,3%.
Mas com o país mergulhado no quinto ano consecutivo de recessão e o descontentamento político e social aumentando, Samaras tem interesse em suavizar o impacto dos cortes orçamentários sobre a sociedade ao alongar o prazo definido pelos credores internacionais.
A estimativa publicada pelo jornal Imerisia, cita cálculos de representantes do Ministério das Finanças que não foram identificados pelo veículo. Segundo o jornal, os números indicam que um prolongamento do prazo em dois anos ajudaria a economia a encolher mais lentamente em 2013 e a se recuperar mais rapidamente a partir de 2014.
Sob tal cenário, a economia encolheria 1,5% em 2013 e cresceria 2% em 2014, segundo o jornal. Se a extensão do prazo não for concedida, a economia se retrairá em até 4,5% no próximo ano e não vai retomar o crescimento antes de 2015.
Dúvidas têm crescido sobre a capacidade de Atenas em cumprir as metas definidas no pacote de ajuda, o que tem feito alguns políticos europeus a pedirem a saída da Grécia da zona do euro ou o perdão de parte da dívida do país para preservar o euro.
Já existe no pacote de ajuda de 130 bilhões de euros ao país uma cláusula que estabelece que o período de ajuste do déficit pode ser alongado se a recessão for mais profunda que o esperado.
No primeiro semestre, a economia da Grécia se contraiu a uma taxa anual de 6,35%, ante uma previsão de encolhimento de 4,7% no ano pelo FMI/UE. Samaras afirmou no mês passado que a economia do país pode encolher mais de 7% em 2012.

Matérias Relacionadas:
  1. Fôlego no orçamento ajudaria recuperação da Grécia–jornal
  2. Comissão Europeia cobra medidas de austeridade da Grécia
  3. Banco Central Europeu salva Grécia ao conceder empréstimo de emergência
  4. Negociações com a Grécia avançam, diz FMI
  5. Debate sobre saída da Grécia do euro agita Alemanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...