quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Globo muda estratégia para privilegiar direita nas eleições em SP


FONTE: www.vermelho.org.br




Após apresentar uma proposta de cobertura das eleições municipais de São Paulo que privilegiava claramente as forças conservadoras da capital, a TV Globo mudou seu plano original. Nesta terça-feira (31) a emissora se rendeu à cobertura diária das atividades dos seis principais candidatos a prefeito de São Paulo.


Pela nova proposta apresentada aos partidos, os noticiários "SP TV" e "Bom Dia SP" devem acompanhar José Serra (PSDB), Celso Russomanno (PRB), Fernando Haddad (PT), Soninha Francine (PPS), Gabriel Chalita (PMDB) e Paulinho da Força (PDT).
A ideia original da emissora era cobrir diariamente apenas os dois candidatos mais bem colocados nas pesquisas — Serra e Russomanno. Após a divulgação da primeira proposta da emissora, o PT afirmou que iria recorrer à Justiça Eleitoral para assegurar tratamento igualitário na eleição.

A Globo também se comprometeu realizar debate com os seis principais candidatos, mas depende de acordo com Carlos Gianazzi (Psol) e Levy Fidelix (PRTB) para confirmar o encontro.

De acordo com a lei eleitoral, todos os candidatos de partidos com representação na Câmara têm direito a participar de debates na TV. A emissora costuma propor aos "nanicos" a alternativa de dar entrevistas em seus telejornais em troca da ausência no debate.

Nos telejornais, a lei proíbe as emissoras de TV, que são concessões públicas, de "dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação". A regra também vale para as rádios.


Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...