sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Recuperação da economia tem sido “gradual”, diz relatório do BC


Economia brasileira

A recuperação da atividade econômica tem sido “gradual”, segundo avaliação do Banco Central (BC) no Boletim Regional, publicado nesta sexta-feira. O boletim é uma publicação trimestral, com o objetivo de apresentar uma visão das regiões do país a partir de dados e indicadores econômicos.
De acordo com o boletim, “nos primeiros cinco meses do ano, a economia brasileira tem mantido ritmo moderado de expansão”. Um dos motivos para a atividade estar em ritmo mais lento são os efeitos da crise econômica internacional.
- A recuperação da atividade econômica doméstica tem se materializado de forma bastante gradual, em grande parte devido aos impactos negativos do cenário internacional sobre o comércio e a confiança dos empresários – afirmou o boletim.
Outro fator identificado pelo banco são “os efeitos decorrentes de adversidades climáticas enfrentadas pelo setor primário, com quebras de safra em diversas regiões produtoras do país”. O BC cita ainda a redução da atividade industrial, especialmente na Região Sudeste.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) mostra que o crescimento da economia nos cinco meses do ano foi 0,85%, na comparação com igual período de 2011.
No entanto, para o BC, a expectativa é de aumento da atividade econômica neste semestre: “As condições favoráveis do mercado de trabalho, o crescimento da renda, o crescimento moderado do crédito, bem como a confiança dos consumidores, tendem a sustentar a expansão da demanda [procura por bens e serviços]”.
Nesta sexta, em Salvador, o diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo, apresentou os indicadores do boletim. Ele analisou as informações sobre as regiões do país, com ênfase na economia baiana e do Nordeste.

Matérias Relacionadas:
  1. Demanda interna impulsionará economia brasileira neste semestre, diz FMI
  2. Para FMI, economia brasileira vai acelerar no segundo semestre
  3. PAC: Economia brasileira começa a recuperar o vigor
  4. Copom espera recuperação mais rápida da atividade econômica
  5. BC da China promete blindar economia do país contra crise global

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...