terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mensalão não afeta popularidade de Dilma


Ela é do PT e sucessora de Lula, cujo governo passado enfrenta o julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O desgaste político que pode sofrer o partido com a caracterização da utilização de recursos públicos para a compra de apoio parlamentar não tem afetado, no entanto, a popularidade de Dilma Rousseff. 

A presidenta atravessa incólume o noticiário sobre o julgamento. O mensalão é uma informação negativa sobre a política que o brasileiro parece desvincular do PT que continua governando o País. É a percepção da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) encomendada ao Ibope sobre a avaliação do governo em setembro de 2012. 

Consideraram o governo ótimo ou bom 62% dos entrevistados, um crescimento de 3% em relação à pesquisa de junho. Aprovam a maneira de governar de Dilma 77%, mantendo-se o mesmo percentual dos dois levantamentos anteriores (março e junho).
Confiam na presidenta 72%, uma oscilação em um ponto negativo, dentro da margem de erro. Para 62%, a petista continuará fazendo um governo ótimo/bom, igual percentual daqueles que consideram o momento atual também ótimo e bom. 

O brasileiro tem acompanhado o julgamento do mensalão. É a notícia mais citada pelos entrevistados, por 16%. A CPMI do Cachoeira foi lembrada por apenas 5%. A segunda informação mais lembrada, por 11%, foi o anúncio da redução das tarifas de energia elétrica feito pela presidenta em cadeia nacional de rádio e televisão no de 6 de setembro, véspera do Dia da Independência.

Avaliação dos pesquisadores: "Embora relacionado à corrupção (julgamento do mensalão e CPMI do Cachoeira), os dois casos não aparentam ter impactado negativamente o governo da presidente Dilma. Certamente o efeito tem sido bem menor que os provocados nos eventos do fim de 2010 e início de 2011 que envolveram ministros do governo atual. As pessoas não relacionam o mensalão ao governo Dilma."

A pesquisa de campo foi realizada de 17 a 21 de setembro de 2012 em 143 municípios de todo o País. Foram ouvidas 2.002 pessoas de 16 anos de idade ou mais. A margem é de erro é de dois pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...