sexta-feira, 2 de novembro de 2012

BARBOSA EXIGE PROVAS CABAIS PARA OUVIR VALÉRIO


:
Relator da Ação Penal 470 avisa que só aceitará a proposta de delação premiada de Marcos Valério se ele for capaz de comprovar as supostas acusações contra o ex-presidente Lula, mas se mostra desconfiado em relação ao empresário mineiro; Marco Aurélio Mello diz que a ficha pode ter caído tarde demais; consenso na corte é que nada será usado na Ação Penal 470.


247 – A tabelinha entre a revista Veja e a procuradoria-geral da República talvez não alcance a acolhida desejada no Supremo Tribunal Federal. Relator da Ação Penal 470, o ministro Joaquim Barbosa já mandou avisar que só abrirá a hipótese de delação premiada pedida pelo empresário Marcos Valério se o pivô do mensalão for capaz de comprovar suas acusações contra o ex-presidente Lula – neste fim de semana, a revista Veja, a partir de supostas declarações de Valério, o envolve até no caso Celso Daniel.
Sobre a hipótese de delação, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal afirma que “a ficha pode ter caído tarde”. Ou seja, o benefício ao réu poderia até ter sido admitido, mas em outras fases do processo – e não agora que Valério se vê condenado a mais de quarenta anos de prisão.
Leia, na coluna de Mônica Bergamo, o que Joaquim Barbosa pensa sobre o caso:
QUERO PROVAS
O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, não deve apoiar com facilidade propostas de delação premiada de Marcos Valério. Ele já disse, em seus votos e a interlocutores, que o publicitário blefa, se contradiz e revela apenas meias verdades nas tentativas que fez de envolver outras pessoas -como Lula- no caso para tentar se livrar da prisão.

QUERO PROVAS 2
Barbosa disse aos mesmos interlocutores, nas últimas semanas, que até acredita que Valério tenha informações relevantes. Mas desconfia do fato de ameaçar trazê-las a público num momento crucial do julgamento. Só apoiaria livrar o réu da prisão em troca de informações se ele apresentasse provas "cabais" do que diz.

NADA A DECLARAR
O ministro está agora na Alemanha e não se manifestou sobre o novo depoimento que Valério deu ao Ministério Público. Marcelo Leonardo, advogado de Valério, diz que não tem "nada a declarar".

TANTO FAZ
Ministros do STF não se impressionam com o fato de Valério e seus sócios entregarem os passaportes às autoridades. Lembram que o médico Roger Abdelmassih fugiu sem o documento, depois inclusive de ter sido preso ao tentar renová-lo.

EM CASA
O advogado Marcelo Leonardo diz que Marcos Valério entregou o passaporte e nunca mais viajou, "ao contrário de vários outros". Nas duas vezes em que já foi preso, "foi encontrado dentro de sua própria casa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...