terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O Fim do Mundo Amanhã







Em busca de ideias poderosas que podem transformar o mundo, o fundador do WikiLeaks se depara com um caso que guarda semelhanças com a sua própria trajetória.

Após ter sido Vice Primeiro-Ministro da Malásia na década de 90, Anwar Ibrahim foi expulso da política e preso por acusações de corrupção e crimes sexuais – no caso, sodomia, considerada ilegal no país asiático. Após seis anos no cárcere, ele foi inocentado das acusações. Mas, em 2008, teve que enfrentar novas acusações por crimes sexuais e encarar uma batalha legal de quatro anos. Só foi inocentado em janeiro de 2012.
Para ele, seu país é ainda menos democrático do que o vizinho Burma. Ele descreve democracia como “um judiciário independente, uma mídia livre e uma política econômica que pode promover crescimento e a economia de mercado”. Com essa plataforma, seu partido está ganhando mais apoio da população, chegando a ser uma ameaça ao atual governo nas próximas eleições gerais de 2013.
Agora, Ibrahim é acusado de ter participado em uma marcha por reformas eleitorais – reuniões não autoirzadas também são consideradas crime – o que pode comprometer suas ambições eleitorais. Mas, durante a entrevista, ele se mostra otimista quando relembra a última campanha, em 2008. “Ganhamos 10 dos 11 mandatos parlamentares, então acredito que estamos maduros para um tipo de Primavera Malaia através do processo eleitoral”, diz.
Assista a entrevista acima, ou clique aqui para baixar o texto na íntegra.
Esta é a última entrevista da série criada por Julian Assange, fundador do Wikileaks. Foram 12 capítulos, traduzidos para português pela Pública, publicados semanalmente às quartas-feiras, 18 horas – com exceção do episódio de hoje. Cada episódio teve cerca de meia hora de duração, e a Vírus Planetário está entre os parceiros que está espalhando o conteúdo em seus sites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...