quarta-feira, 5 de junho de 2013

CAPITALISMO, COMUNISMO, OU DEMOCRACIA DIRETA?


Os próprios marxistas afirmam, como lembra nossa amiga Mara Rocha:

“Marx já dizia que, o desenvolvimento do capital e das forças econômicas só são possíveis através da sobrevalorização da força de trabalho. Um impasse então é estabelecido, o capital produz contradições contra si mesmo, a mais valia retirada e ampliada pelas máquinas, precisa retornar de alguma forma a economia de consumo, daí a necessidade de programas sociais.” - Mara Rocha

Não apenas em investimento social, mas também em elevação dos salários; que é o que ocorre hoje nos EUA e Europa. Existe um ponto de equilíbrio, onde a saúde financeira da empresa, o rendimento e satisfação do trabalhador, e a capacitação de impostos pelo Estado são ideais. Ou seja, Marx apenas constatou que os capitalistas precisariam fazer uma ampla distribuição de riquezas na sociedade, se quizessem continuar se desenvolvendo; e apostou no fracasso do capitalismo, achando que não a fariam.

Por isso a iniciativa privada deve ser incentivada, porque ela pode e tem feito exatamente essa distribuição das riquezas; desde que haja um governo, que não seja corrupto. Se não houver incentivo à iniciativa privada, se a capacidade inovadora, e de assumir responsabilidades for inibida na sociedade; seu desenvolvimento será estagnado. Porque deixar tudo nas mãos dos políticos não funciona, as pessoas são diferentes umas das outras, e a maioria não tem o dom de assumir a responsabilidade de uma empresa. Logo, quem tem, não deve ser desestimulado, muito menos proibido. A iniciativa privada é fundamental à sociedade, indispensável mesmo. 

O prejudicial está na falta de equilíbrio no poder de decisão, que pode ser perfeitamente corrigida com a DEMOCRACIA DIRETA. Quando a iniciativa privada prospera, é normal que passe a influenciar mais decisivamente a ideologia política de um país, pois terá recursos para promover debates políticos de alto nível, e apoiar os idealizadores (políticos sérios), que defendam suas reivindicações, para que prosperem mais que os outros. Por isso a DEMOCRACIA DIRETA é fundamental para esse equilíbrio, pois o conjunto do povo tem até mais recursos e força, que as próprias empresas. O problema é que não tem instrumentos para se fazer ouvir, e participar das decisões políticas.

Em países como o Brasil, que foram colônias, e ainda hoje tem a maior parte do capital produtivo nas mãos de estrangeiros, e grandes dificuldades para competir com essas empresas, graças às suas deficiências; a DEMOCRACIA DIRETA se torna ainda mais indispensável. Porque o poder econômico dessas empresas pode e faz de tudo para que seus interesses sejam defendidos. Onde podemos ver verdadeiras

ABERRAÇÕES ECONÔMICAS, como havia na época do PSDB do Aécio Neves, FHC, Alckmin, Serra, e também do pessoal do DEM; com o equilíbrio entre o lucro das empresas e o salário dos trabalhadores rompido. 

Capitalista é o Estado governado em função do capital, que são os meios utilizados para produzir e distribuir os bens na sociedade. Como eles impuseram o neoliberalismo ao país, o que chamam de capitalismo selvagem; e a maior parte de nosso capital produtivo está nas mãos dos estrangeiros, acabamos sendo governados em função deles, as elites do exterior. Ou seja, 

ÉRAMOS UMA COLÔNIA, e até hoje os comunistas criticam esse sistema colonial, como se ele fosse o capitalismo. Capitalismo é um sistema encontrado em países como a Austrália, Finlândia, Israel, Coreia do Sul, Taiwan, etc (Reparem que são países muito prósperos, que não participaram do processo de colonização americana e africana; que muitos afirmam ser o ingrediente indispensável do sucesso americano e inglês.) 

O neoliberalismo vem destruindo os fundamentos do capitalismo, principalmente a livre concorrência e os privilégios aos meios de produção. Esse sistema político-econômico (neoliberalismo) foi quem trouxe a década perdida do FHC (PSDB/DEM), e está comprometendo atualmente toda a economia mundial. O que os capitalistas levaram séculos para conquistar, precisando se fortalecer, aprimorar e intelectualizar, ao ponto de ter condições de retirar do poder as monarquias absolutistas e a nobreza feudal; o neoliberalismo está destruindo em poucas décadas. O mundo, que era governado em função do capital, hoje vê esses mesmos capitalistas sendo massacrados pelas jogatinas do mercado, os juros exorbitantes e a especulação financeira. Ou seja, não somos mais governados em função do capital, mas sim da 

ESPECULAÇÃO FINANCEIRA, que não produz absolutamente nada, e apenas engorda como um gigantesco VERME. 

QUE NOME DAR A ISSO?

Mas quem escravizava a população, e ficava cada vez mais rico e poderoso, sem contribuir em nada para o progresso social? Isso mesmo, 

A NOBREZA FEUDAL, OS VERMES,

SÃO ELES QUE O NEOLIBERALISMO TENTA TRAZER DE VOLTA AO PODER Podemos idenficar alguns tipos de governos, onde os Estados são governados em função do capital, outros da especulação financeira, da nobreza, da monarquia, até dos parasitas (URSS, Coreia do Norte, etc), etc. Aqui, defendemos que o Estado seja governado em função de todos, sem nenhuma exclusão, através da

DEMOCRACIA DIRETA.

O que aconteceu no Brasil em 64, por exemplo, foi o que podemos chamar de

FALTA DE VISÃO EMPRESARIAL COLETIVA

E MEDO DESVAIRADO DO COMUNISMO

De certa forma, Marx e as doutrinas comunistas derivadas, deram uma grande ajuda para esse absurdo nacional. Porque as catástrofes político econômicas da URSS, China, Coreia do Norte, etc; junto com as chacinas de sua truculência autoritária, deixaram muitos em pânico, contribuindo com a implantação de ditaduras de direita mundo a fora. De fato, é compreensível a preocupação de muitos setores no Brasil; frente ao trabalho escravo, miséria generalizada, injustiças, e estagnação do desenvolvimento verificados nesses países. Sem contar o confisco de bens, que retirou os meios de produção das mãos de pessoas sérias e responsáveis, para entregá-los nas mãos dos

VERMES.

Por isso que quando o povo saiu nas ruas e derrubou o comunismo na URSS, os parasitas políticos roubaram tanto; que eles, que deveriam ganhar o mesmo que o resto do povo, tinham dinheiro no bolso para comprar TODAS AS ESTATAIS PRIVATIZADAS. Uma vergonha, o maior escândalo de corrupção da história do mundo.

O medo infundado, desvairado, a falta de conhecimento, e manipulação da informação, foi o que nos levou ao absurdo da ditadura. E a prova disso é muito simples, João Goulart, um dos maiores latifundiários do país, não era comunista, e nunca quis instalar o comunismo no Brasil. Como todos já sabem, a extrema direita conservadora americana, aproveitou-se da situação, despejando dinheiro em campanhas publicitárias, para criar a imagem no Brasil e no exterior, de que João Goulart era comunista. Quando as tropas se movimentaram para o golpe, a esquadra americana estava pronta para desembarcar os marineres no Rio Grande do Norte, e intervir a favor dos golpistas, e destruindo nosso país; não esqueçam que era época da guerra fria. Não houve resistência por causa disso, nesse ponto nossos militares governistas e democráticos tiveram bom senso. Uma coisa era dar uma surra nos golpistas e mandá-los pra cadeia ou exílio, outra era enfrentar o maior império que o mundo já conheceu.

E assim foi implantado no Brasil um sistema de capitalismo selvagem, com tudo voltado ao capital; e como o capital era na maioria estrangeiro, viramos colônia. Acho que aqui fica claro, porque tanto empenho por parte da extrema direita americana, eles se entupiram de dinheiro com isso, e ainda evitaram o surgimento de um forte concorrente. 


Imagine duas empresas, uma é nacional e explora o mercado interno; a outra é uma multinacional, que domina um forte mercado de consumo em seu país. A empresa exportadora, tem interesses completamente diferentes de nossas empresas que exploram o mercado interno. Mas tem muito empresário sem conhecimento, inteligência, e personalidade, que prefere deixar que os outros pensem por ele, e acha que o que é bom para os exportadores, também fará bem a ele. Esses são os MARIA VAI COM AS OUTRAS. Observe as contas a seguir feitas a grosso modo, é claro, e vejam a diferença entre as empresas:

EXPORTADORA:

+100.000 lucro com as vendas
- 50.000 salário dos funcionários
-30.000 despesas fixas
___________________________ 
+20.000 resultado bruto final


EXPLORADOR DO MERCADO INTERNO:

+100.000 lucro com as vendas
- 50.000 salário dos funcionários
-30.000 despesas fixas
___________________________ 
+20.000 resultado bruto final


Agora vamos dobrar o salário dos funcionários, para ver o que acontece:

EXPORTADORA:

+100.000 lucro com as vendas
- 100.000 salário dos funcionários
-30.000 despesas fixas
___________________________ 
-30.000 resultado bruto final (prejuízo)


EXPLORADOR DO MERCADO INTERNO:

+200.000 lucro com as vendas <- (obviamente que o consumo interno vai dobrar)
- 100.000 salário dos funcionários
-30.000 despesas fixas
___________________________ 
+70.000 resultado bruto final (mais que o dobro de lucro)


Por aí vemos o tamanho da burrice de quem apoiou a ditadura no Brasil. João Goulart disse algo mais ou menos assim:
“Os que hoje nos combatem, amanhã lamentarão a estupidez de não terem apoiado as reformas de base no Brasil.”
Temos uma população bem menor, e muito mais riquezas que os EUA. O Brasil seria hoje um país muito mais desenvolvido que os EUA, se João Goulart não fosse deposto, e nossa democracia não fosse destruída. 


Porém, tudo deve ser feito de forma

RESPONSÁVEL E EQUILIBRADA

SEM MÁGOAS E REVANCHISMOS

Se precisamos de um mercado interno mais forte, isso deve ser feito ao longo do tempo, num processo decisivo, contínuo, e lento. Senão, não haverá como corrigir as distorções econômicas em seu caminho, e qualquer tropeço será combustível para as políticas golpistas subalternas às forças internacionais de extrema direita.

Se as multinacionais defenderam a ditadura e fartaram-se com ela, também nos ensinaram muita coisa. Tem países em que elas não entraram, que hoje o povo passa fome. Eles não são santos, e devemos ter muito cuidado com eles. O trânsito de multinacionais no mundo é bem mais intenso entre os próprios países desenvolvidos, demonstrando que essas empresas estão perfeitamente dispostas a explorar um mercado, e obter seus resultados apenas de forma lícita. O que demonstra, que o processo de colonização econômica do Brasil possa ter ocorrido muito mais em função da 

CORRUPÇÃO DE NOSSOS POLÍTICOS, que com certeza recebiam uma gorda comissão pela falcatrua, depositada limpinha nos paraísos fiscais, sem nem precisar declarar no imposto de renda. E ainda assim, não podemos esquecer que hoje, graças à valorização de nossa moeda, com os excelentes resultados dos balanços de pagamento, nossas empresas passaram a investir também no exterior, e temos diversas multinacionais espalhadas pelo mundo, como a Petrobrás, Vale do Rio Doce, Gerdau, Oderbrecht, vários bancos, etc.

Um grande exemplo de como a DEMOCRACIA DIRETA pode contribuir para mudanças seguras, é o plebiscito realizado na Suíça, que merece atenção do mundo inteiro, inclusive a nossa. Algumas empresas Suíças estavam abusando de seus acionistas, que em grande maioria (essa Marxis não previu) são trabalhadores comuns, que pouparam e investiram em ações. Em vez de distribuir os lucros aos acionistas, essas empresas elevavam arbitrariamente o salário de seus executivos, que chegavam à estratosfera, algo sureal. O plebiscito 

PROPOSTO POR UM EMPRESÁRIO, aprovado por ampla maioria da população, estabeleceu limites aos salários dos altos executivos. A medida foi combatida, alegando que isso poderia provoar a fuga dos melhores executivos das empresas suíças. Só que a população não aceitou o argumento, a 

RACIONALIDADE DA DEMOCRACIA DIRETA achou que a maioria desses espertalhões são filhinhos de papai, e ganharam a teta por causa disso, não pela competência ao extremo. Ou seja, se eles se mudarem do país, haverá outros ainda mais competentes; e mais, contarão com um apoio financeiro muito maior por parte dos acionistas; que, sendo mais respeitados, investirão muito mais nas ações das empresas, sabendo que terão um retorno maior sobre seus investimentos pessoais.

“Suíça, um bastião da moderação e discrição, não costuma ir para a mudança radical, especialmente quando as empresas estão em causa. “

“o referendo dá accionistas um voto vinculativo sobre a remuneração dos executivos e diretoria.”

“A iniciativa suíça também proíbe pagamentos de uma só vez, na forma de bônus de assinatura. Ela fecha as potenciais brechas, por exemplo, proibindo contratos secundários para aumentar a remuneração dos executivos, ou compensação especial para "mudança de propriedade", o que geralmente significa bônus gordos, quando uma empresa ou uma divisão é vendida. E exige mais transparência sobre todas as formas de pagamento, incluindo tornar público todos os empréstimos a executivos.

O referendo, que ganhou 68 por cento dos votos e se aplica a empresas suíças cotadas no mercado interno e no exterior, não param por aí. Ele aumenta os direitos dos acionistas sobre as nomeações do conselho. Exige dos fundos de pensão, que sejam mais transparentes, revelando como eles votaram em suas ações corporativas.

As penalidades para violar qualquer destas cláusulas são tão radicais como a própria iniciativa: até três anos de prisão ou perdendo tanto como salário de seis anos.”




Isso deve servir de exemplo a todo mundo, porque a economia de um país não deve ter lugar a aventuras e irresponsabilidades. A economia diz respeito a todos os habitantes do país, que devem zelar por seu bom funcionamento, protegendo seus alicerces, onde destacamos a

CONFIANÇA.

Sem confiança não há consumo, investimento, e INICIATIVA. Nesse ponto, os países que utilizam amplamente os instrumentos de DEMOCRACIA DIRETA tem demonstrado muita responsabilidade, e um debate de altíssimo nível, com a participação dos melhores especialistas no assunto. Podemos dizer que estão vacinados contra aventureiros, como já tivemos no caso do Collor de Melo, que até a poupança do povo confiscou. No plebiscito acima, ainda que muitos tenham se escandalizado, eles deram um grande exemplo de 

AUSTERIDADE. — em IDEOLOGIAS FURADAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...